Segunda, 18 Outubro 2021 13:14

Mix café – Concurso de cafés especiais aconteceu no último final de semana em Divino

O evento que além de premiar os melhores cafés especiais do município agregou muito conhecimento aos presentes
No sábado, 16 de outubro de 2021, no Kafofo em Divino-MG aconteceu a 4ª edição do Mix café (Concurso de cafés especiais).
O evento teve início às 08 horas da manhã com um delicioso café que fora servido aos cafeicultores e convidados.
Às 09 da manhã aconteceu a abertura oficial, com a presença de vários apoiadores, do Prefeito Municipal Mauri Ventura do Carmo, da Presidente da Câmara Municipal, Bárbara Alves Alcon e da equipe da Cooperativa de Crédito Sicoob, que é a patrocinadora oficial do evento.
Os presentes puderem participar da prova popular e votar no seu café preferido.
Nossa reportagem conversou com o QGrader Marcos Reis, Diretor do café dos Reis e gerente regional do Senar Minas, que nos falou da importância deste concurso para o município.
Foram ministradas várias palestras com os temas:
Panoramas do mercado de café – Mercado interno, externo, tendências, exportações e etc. com Jozielton dos Reis Freire, analista de mercado de café da Coopeavi.
Mercado de Insumos (Adubos) – Realidade e perspectivas com Daniel Rodrigues do Prado, engenheiro agrônomo, supervisor do ATeG do Senar Minas.
Selo de origem – Conselho das Matas de Minas com Amara Alice Cerqueira Estevão, Executiva do Conselho das Matas de Minas.
IWCA – Aliança Internacional das Mulheres do Café com Dulcinéia Carvalho de Abreu Prado, Diretora de Relações Internas.
O Prefeito Mauri Ventura também fez questão de destacar a importância do evento e disse que a administração sempre apoiará estes e outros eventos que de alguma forma fortaleçam o cafeicultor.
Conversamos também com Jerry da Silva Henrique, Gerente de Negócios do SicoobCredisudeste, que disse ser muito importante estar junto de evento com essa magnitude, podendo estar presente junto com o produtor que tanto batalhou, que tanto se empenhou e investiu para ter o reconhecimento do seu trabalho, sendo reconhecido com os cafés especiais. Ainda destacou que o empenho da cooperativa de crédito em apoiar tais eventos está em consonância com o 7º princípio do cooperativismo, que versa sobre o interesse pela comunidade.
Durante o evento os cafeicultores também visitaram os stands das empresas parceiras e aproveitaram oportunidades de negócios.
Ana Cláudia Breder falou sobre a satisfação em estar na 4ª edição do Mix Café e agradeceu ao apoio de todos.
Falamos também com a equipe da Regularize, que nos deixou a par de suas funções em prol do evento.
Viviane, idealizadora do Mix Café não conteve a emoção na abertura oficial do evento e nos falou sobre este momento.
Um delicioso almoço também foi servido a todos os presentes, oferecido pela Prefeitura Municipal de Divino.
O vereador Divino do Norte também parabenizou as organizadoras pelo belo evento.
Um evento que contou também com a visitação de pessoas de várias cidades, conversamos também com o Conselheiro da Cresol de Fervedouro, José Gonçalves que nos deu sua opinião sobre o Mix Café.
O gerente de relacionamento do SicoobCredisudeste, Clodoaldo Heitor, falou sobre o papel da cooperativa frente ao evento Mix café. Em sua fala parabenizou e agradeceu a confiança dos organizadores e da comunidade na cooperativa de Crédito Sicoob. Ele reforçou o fato das cooperativas atuarem como agentes de apoio de transformações sociais e financeiras.
Eduardo da Ascafe, da cidade de Fervedouro, também falou com nossa reportagem e aproveitou para convidar a todos para o concurso de cafés especiais que acontecerá na próxima sexta-feira, dia 22 de outubro.
Átila, da loja exclusiva colchões Ortobom, também parabenizou aos organizadores e cafeicultores pelo sucesso do evento.
Eduardo da Norte energia Solar falou sobre o evento e aproveitou para divulgar seu negócio.
A equipe da Rural Mac também esteve apoiando o evento, Jaqueline nos concedeu uma entrevista e nos deu detalhes sobre os produtos oferecidos pela empresa.
Finalizando as entrevistas falamos com Ghotardo Domiciano Alves, ele que junto de sua família recebeu várias premiações no Mix Café 2021.
Encerrando o evento tivemos a degustação comentada dos cafés finalistas e a análise comentada dos 10 melhores cafés do concurso com o resultado dos ganhadores do Mix Café 2021.
O evento foi encerrado com o show da dupla Caio e Vinicius.
Jucimara, uma das organizadoras do evento nos informou que houve oferta de R$ 4.500,00 por saca do café que ficou em 1º lugar na degustação comentada e oferta de R$ 2.500,00 no café que obteve o 1º lugar no resultado popular.
Confira abaixo os resultados:
COLOCAÇÃO NOME PONTUAÇÃO
1º MENANDRO HENRIQUE DOMICIANO