Sexta, 01 Mai 2020 14:13

DIA DO TRABALHADOR

SAIBA COMO SURGIU O FERIADO DO DIA 1° DE MAIO.

A você, Trabalhador e Trabalhadora rural, você comerciante, você de qualquer área ou segmento que movimenta o nosso país.
O nosso muito obrigado.
#Ouvidoria Municipal de Divino
Adm 20172020.

O primeiro dia do mês de maio e
Considerando feriado em alguns dos países do mundo a data surgiu em 1886 ,quais trabalhadores americanos fizeram uma paralisação no dia primeiro de maio para reivindicar melhores condições de trabalho. O movimento se espalhou pelo mundo e , no ano seguinte , trabalhadores de países europeus também decidiram parar por protesto . Em 1889 , operários que estavam reunidos em Paris (França) decidiram que a data se tornaria uma homenagem aos trabalhadores que haviam feito grave três anos antes. A mobilização que deu origem de homenagem milhares de trabalhadores foram às ruas de Chicago (EUA) no dia 1° de maio de 1886, para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de 13 para 8 horas diárias . Naqueles dias as manifestações movimentaram a cidade, causado a irá dos poderosos . A repressão ao movimento foi dura, com prisões , pessoas feridas e até mesmo trabalhadores mortos nos confrontos entre os operários e a polícia. Em memória dos mártires de Chicago e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1°de maio foi instituído como dia mundial do trabalhador.
O DIA DO TRABALHADOR NO BRASIL.
no Brasil , o feriado começou por conta da influência de imigrantes europeus ,que a partir de 1917 resolveram parar o trabalho para reivindicar direitos .em 1924, o então presidente Artur Bernardes decretou feriado oficial.
Além de ser um dia de descanso , o 1°de maio e uma data com ações voltadas para os trabalhadores . Não por acaso , a consolidação das leis do trabalho (CLT) Foi anunciada no dia 1° de maio de 1943 , pelo então presidente GETÚLIO VARGAS . Por muito tempo, o reajuste anual do salário mínimo também acontecia no dia do trabalhador.
Além do Brasil , cerca de oitenta países consideram o dia internacional do trabalhador um dia de folga . entre eles Portugal, Rússia, Espanha, França e Japão. Os Estados Unidos , onde ocorreu a mobilização que deu a origem a data, reconheceram este dia como feriado.