Quinta, 12 Março 2020 10:54

Vigilância Ambiental do Município intensifica ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti

Divino-MG, 12 de março de 2020
As ações permanentes de combate ao mosquito transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zica foram intensificadas no âmbito municipal após publicação do boletim epidemiológico nº166 da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) publicado em 17 de fevereiro de 2020.
De acordo com dados da SES-MG em 2019 foram confirmados 179 óbitos e outros 77 permanecem em investigação no Estado de Minas. Em 2020 10 óbitos permanecem em investigação.
A equipe de Vigilância Ambiental do município realizou nos dois primeiros meses de 2020 o Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa), os resultados de 3,2% de índice de infestação predial demonstram a importância de manter a atenção quanto a existência de recipientes com água parada no domicilio.
Outras ações da Vigilância Ambiental realizadas neste período foram: visita a 3.319 imóveis, cobertura de 75 caixas d'água, 20 dedetizações contra barbeiros pulgas e carrapatos, pesquisa de 250 exames de fezes para controle da esquistossomose e demais verminoses, além de distribuição de panfletos e orientações de como prevenir escorpiões.
De acordo com o Coordenador Luciano Alves é de suma importância a população não deixar recipientes com água parada para não produzir focos de doenças, deixando o índice do LIRA inferior a 1% conforme recomendação do Ministério da Saúde.
O Secretario Municipal de Saúde Valdécio Rocha informou que “até o momento não temos casos de dengue registrado no município e que toda a equipe de Vigilância em Saúde tem trabalhado para prevenção de doenças infecto-contagiosas incluindo as transmitidas pelo aedes aegypti”. Concluiu.

Adm 2017/2020