Sexta, 03 Março 2017 16:10

Divino intensifica ações de prevenção e combate a Dengue e a Febre Amarela

Com intuito de garantir que a cidade fique livre de surtos de doenças que tem circulado em outros municípios, a secretaria de saúde através do serviço de vigilância em saúde está coordenando uma série de ações que promovem o controle de vetores e a imunização da população.

Desde o início de janeiro quando começou a acorrer os primeiros casos de febre Amarela no Estado de Minas, a secretaria de saúde implementou ações de combate ao mosquito (aedes aegypti) que pode causar transmissão tanto da Febre Amarela quanto da Dengue, Chikungunya e Zica. Confira algumas dessas ações:

• Contratação de profissionais que atuam na FUNASA de 8 para 13;
  • Varredura e manutenção da limpeza urbana em parceria com a secretaria de obras;
  • Mutirão de limpeza com os agentes da Funasa;
  • Detetização de bueiros;
  • Eliminação de criadouros de mosquitos e bloqueio de áreas infestadas;
  • Imunização da população contra febre amarela;
  • Contratação de profissionais de imunização (vacina) de 4 para 12
  • Qualificação profissional etc.

Qualificação Profissional:

Ocorreu no sábado (04/02), na Unidade de Saúde da Família Elias de Souza Melo o curso de qualificação dos novos profissionais que estão atuando na intensificação da vacinação e no controle epidemiológico no município.

Treinamento em imunização e vigilância epidemiológica 04/02/17

O objetivo da capacitação é preparar os profissionais para atuarem vacinando contra a febre amarela de casa em casa toda a população do município e assim, garantir mais proteção e saúde a todos, relatou o coordenador de vigilância em saúde Toni Adriano Martins.

De acordo com um dos experientes ministrantes do curso, Enf. Cristiano Inácio Martins que trabalha no hospital João XIII e também na SMS de Chalé, “o Município de Divino está no Caminho certo, quanto a preocupação em qualificar seus profissionais”.

O Secretário Municipal de saúde Valdécio Alves Rocha, ressaltou que “a prevenção da saúde é prioridade e que todas as pessoas que houver indicação receberão a vacina”

A atual gestão da saúde vem demonstrando seu empenho ao cuidar das Famílias do município, pois até o momento NÃO TEVE NENHUM caso de febre amarela notificado e os índices de dengue estão próximos de zero.

Novos médicos buscam residir e trabalhar na cidade

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com o ministério da Saúde (MS) tem buscado reforçar as ações de atenção básica através do “programa mais médicos” e com isto a contratação de profissionais para atuarem e residirem na cidade é fundamental no alcance dos objetivos.

No domingo (05/02), o município recebeu a Drª YENISLEYDIS MARTINEZ VIERA, nova médica da Estratégia de Saúde da Família, que demonstra estar muito feliz e otimista com o novo trabalho.